CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Sons e Imagens


Richard Wagner, compositor europeu do século XIX, explorou a relação entre elementos sonoros e visuais, criando uma nova forma de Ópera, que denominou de Drama Musical. Neste drama, os sons e as imagens são cuidadosamente estudados para transmitir, com a maior precisão possível, uma determinada mensagem referente à estória que está sendo contada.


Mas como o som interfere na nossa percepção de uma determinada imagem? Como a Música pode ser utilizada para reforçar ou arrefecer uma determinada reperesentação da imagem visual?


Experimente assistir aos dois vídeos abaixo:








Como você percebeu cada uma das cenas? Que influência a trilha sonora teve na sua percepção? Gostaríamos de saber a sua opinião sobre o assunto.

5 comentários:

Lane * * disse...

Gerardo,

achei o primeiro mais dramático que o segundo. Talvez pela influência da segunda trilha estar registrada na memória como a conquista da Lua.

Parabéns pelo trabalho sensorial.

Abs, Lane * *

Norminha disse...

Prof.Gerardo,
Ao meu ver a segunda trilha na representação se adequa e acompanha melhor os movimentos na cena.
Norma geane

Prof. Paulo Bessa disse...

Sem sombra de dúvidas a trilha mexe com o emocional. A trilha do primeiro é mais forte. Pelo fato de estar vendo pela primeira vez desperta a curiosidade, o suspense, de qual será a próxima ação. O som tem que estar de acordo com os movimento. ´No caso, de início parado, lento e vai intensificando os movimentos (dança). O segundo me pareceu menos adequado.

Geraldo Vidal disse...

Já no meu caso achei um pouco diferente. Em alguns momentos da primeira trilha, achei que parecia um pouco cômico. No segundo, o som de suspense combinava mais com os movimentos, principalmente no início quando o macaco está quase parado. Bom, o objetivo da trilha sonora é essa: provocar diferentes sensações nos ouvintes. Fico imaginando "e se colocasse um samba bem quente?!"
Parabéns pelas atividades...
Geraldo Magela Vidal.

Luciene Gouveia disse...

O primeiro vídeo me trouxe a idéia da história da humanidade estar sendo contada de uma maneira tranqüila, quando o Homem começa a perceber o osso como uma ferramenta de ataque.

O segundo vídeo me remeteu imediatamente à idéia que aquele hominídeo estava lembrando o fato dele ter matado o animal e me passou uma emoção maior de coragem, força e vitória!

A música realmente permite mexer com uma infinidade de emoções, sensações e memórias.