CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, 9 de dezembro de 2007

O que o Som é capaz de representar?



No final do século XIX, o filósofo e esteta Eduard Hanslick lançou o livro “Do Belo Musical”. Entre as hipóteses defendidas pelo autor, a principal atestava que a música não era capaz de produzir idéias extra-musicais.

Esta posição entrava em confronto com os principais compositores europeus que atuavam naquele momento e que, a partir da classificação dada pelos livros de História da Música, poderiam ser enquadrados no movimento denominado Romantismo, cujo principal objetivo era utilizar a Música para transmitir os mais nobres sentimentos.

Os artistas que estavam de acordo com as posições de Hanslick, passaram a denominar suas composições de ¨música pura¨, ou seja, suas aquelas que pretendiam transmitir meramente idéias musicais. Por outro lado, os partidários da chamada “música programática” continuaram a compor obras que buscavam traduzir sentimentos, paisagens, imagens e até mesmo livros através dos sons.

No século XX, a semiologia dedica parte de seus estudos a tentar compreender como os significados extra-musicais são atribuídos às obras de arte sonoras. Nesse sentido, muitas discussões têm envolvido os compositores, educadores e psicólogos no sentido de determinar até que ponto as impressões musicais são inerentes ao fenômeno sonoro ou determinadas pelo contexto cultural a que os ouvintes pertenceriam.

Keith Swanwick, educador musical contemporâneo, em sua obra denominada “Conhecimento Musical”, defende que uma música não é capaz de transmitir idéias não-musicais de forma precisa. No entanto, algumas respostas à exposição sonora podem ser verificadas, a partir de determinadas sensações decorrentes dos elementos empregados na construção de uma obra musical.
Assim, independentemente da precisão de interpretação, podemos observar que os sons podem transmitir sensações que estariam agrupadas entre os extremos descritos abaixo:
ATIVA --------------------------------------- PASSIVA
VARIADA ----------------------------------- REPETITIVA
ESCURA ------------------------------------ CLARA
PEQUENA ---------------------------------- GRANDE
BOA ----------------------------------------- MÁ
SIMPLES ----------------------------------- COMPLEXA
ESPESSA ------------------------------------- FINA

Gostaríamos de saber a sua opinião a respeito deste tema através de uma pequena experiência com os trechos musicais disponíveis em nosso blog. Para isto, você deve responder às perguntas abaixo após apreciar estes trechos e colocar sua opinião sincera como um comentário:

Trecho 1



Trecho 2



1. Que tipo de sentimento, idéia ou imagem o trecho transmite a você?
2. Como você classificaria a música ouvida a partir das categorias propostas por Swanwick?
3. Que tipos de sons são utilizados na música? Como você descreveria estes sons?
4. Existe alguma relação entre a sua interpretação da música e os tipos de sons empregados? Qual seria esta relação?

1 comentários:

Geraldo Vidal disse...

No primeiro, o som transmite a ideia de liberdade, alegria. Vem a imagem de uma dama com vestido branco dançando e girando em meio a um lugar tipo um jardim ou um capinzal verde. Já o segundo, deixou-me sufocado, aguniado, triste.
Geraldo Vidal