CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

COMO A MÍDIA MANIPULA AS INFORMAÇÕES

Leiam o texto A INVENÇÃO DA CRISE de Marilena Chauí publicado em http://www.templodebaco.blogspot.com/ e reflitam sobre como a Mídia pode manipular as informações e ser tendenciosa.
Enquanto educadores que somos devemos estar atentos e ter um olhar crítico em relação as notícias que são veiculadas através das diferentes mídias.

Fiquem de olho!


A INVENÇÃO DA CRISE - Marilena Chauí

Era o fim da tarde. Estava num hotel-fazenda com meus netos e resolvemos ver jogos do PAN-2007. Liguei a televisão e "caí" num canal que exibia um incêndio de imensas proporções enquanto a voz de um locutor dizia: "o governo matou 200 pessoas!". Fiquei estarrecida e minha primeira reação foi típica de sul-americana dos anos 1960: "Meu Deus! É como o La Moneda e Allende! Lula deve estar cercado no Palácio do Planalto, há um golpe de Estado e já houve 200 mortes! Que vamos fazer?". Mas enquanto meu pensamento tomava essa direção, a imagem na tela mudou. Apareceu um locutor que bradava: "Mais um crime do apagão aéreo! O avião da TAM não tinha condições para pousar em Congonhas porque a pista não está pronta e porque não há espaço para manobra! Mais um crime do governo!".
(Leia o texto na integra acessando o link http://www.templodebaco.blogspot.com/)

1 comentários:

Luciene Gouveia disse...

A palavra é muito forte, seja ao vivo ou "em Mídias". Se pessoalmente é possível manipular o estado de espírito de outras pessoas, em qualquer outra mídia, em que a interatividade é, no mínimo restrita, é muito mais fácil ser manipulador e tendencioso.
Eu acho que é próprio do ser humano se comunicar com base em suas convicções. Não existe essa história de ser um narrador neutro, principalmente na área jornalística ( os jornalistas que me desculpem!).