CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Voz e Representação Imagética


A Ópera, arte que envolve Música e Teatro em uma mesma performance, surgiu em Florença, na Itália, em meados do século XVI. Desde o início, explorou as qualidades expressivas da voz humana para construir uma representação das personagens envolvidas no Drama.

As vozes dos cantores são classificadas de acordo com as suas características de extensão (registro agudo ou grave), timbre e virtuosismo. Uma maneira simples de realizar esta classificação seria:

· Sopranos: Voz feminina, de registro agudo, normalmente de caráter leve e grande virtuosismo.
· Contralto: Voz feminina, de registro grave, com timbre mais encorpado ou escuro.
· Tenor: Voz masculina, de registro agudo, timbre variável entre leve e mais incisivo.
· Baixo: Voz masculina, de registro grave, timbre escuro e pesado, sem muitas possibilidades virtuosísticas.

Desde o início da produção operística, a classificação vocal é utilizada pelos compositores para definir os tipos específicos de papéis que os cantores assumirão no drama. Para ilustrar como esta classificação colabora na construção da representação dos personagens, vamos analisar alguns trechos da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart.

Esta ópera é construída a partir de uma lenda maçônica. A partir da trama, o compositor exprime diversos ensinamentos da maçonaria, tais como a virtude, o amor e o companheirismo. Em nossa análise, destacamos alguns trechos executados pelos seguintes personagens:

1. Rainha da Noite: a vilã da história, que busca vingança contra o pai de sua filha.
2. Pamina: a mocinha, filha da rainha, levada ao palácio de seu pai para fugir da influência nociva de sua mãe.
3. Tamino: o herói, que apaixona-se pela filha da rainha e propõe inicialmente salvá-la do rapto de seu pai.
4. Sarastro: o pai de Pamina, lorde místico, que durante toda a obra representa a experiência e a segurança dos ensinamentos maçônicos.

Agora vamos ver se você consegue adivinhar quem é quem! Escute os quatro trechos abaixo e tente identificar qual personagem, entre os descritos acima, está cantando em cada um deles. Quais as características da voz de cada um que fizeram você chegar a estas conclusões? Como você classificaria a voz de cada um deles, a partir das características explicitadas no texto?

Trecho 1



Trecho 2



Trecho 3



Trecho 4

5 comentários:

Unknown disse...

No trecho nº 1, quem a personagem é Pamina, a mocinha e é interpretada por uma contralto. Consegui identificar pois a mocinha tem que ter a voz mais meiga , serena típico de uma contralto.

No trecho nº2, a personagem é a Rainha da noite a vilã, sendo interpretada por uma soprano, devido a voz estridente e pelo a apresentação forte típico de quem busca vingança.

No trecho nº3 o personagem é Tamino o herói, sendo interpretado por um baixo, devido a a serenidade e a voz firme.

No trecho nº4 o personagem é Sarastro o pai, sendo interpretado por um tenor, voz forte típico de um lorde.

Maria Suelí disse...

Além das características das vozes referendadas na página inicial, o fundo musical facilita a identificação das personagens na trama. Para mim, no trecho nº 1, a personagem é Pamina, soprano, voz feminina de registro agudo. A nº 2, a Rainha, contralto, timbre mais encorpado ou escuro; o nº 3, o herói, o tenor, timbre entre leve e mais incisivo,sentimental, e, finalmente, o nº 4, o Pai, baixo, timbre escuro e pesado. Oxalá, acertei??

Geraldo Vidal disse...

Trecho 1 – • Contralto: Voz feminina, de registro grave, com timbre mais encorpado ou escuro. (Pamina)

Trecho 2 – • Sopranos: Voz feminina, de registro agudo, normalmente de caráter leve e grande virtuosismo (Rainha da Noite)

Trecho 3 – Baixo: Voz masculina, de registro grave, timbre escuro e pesado, sem muitas possibilidades virtuosísticas. (Sarastro o pai)

Trecho 4 – Tenor: Voz masculina, de registro agudo, timbre variável entre leve e mais incisivo. (Tamino)

Luciene Gouveia disse...

Realmente podemos identificar os personagens através do tipo de voz e da forma como é cantado, apesar de estar sendo em um idioma que não entendo.

Me senti como um bebê que não entende o que se fala, mas que consegue perceber a emoção e a intenção do que se fala, mesmo sem saber falar.

Quanto à ópera, para mim é um estilo muito elitizante, pois necessita de muitos conhecimentos ( que não estão disponíveis para qualquer pessoa ). Eu tenho 45 anos e nunca tive a oportunidade de ver uma ópera. Só ouvi falar.

pedropaz disse...

1. Rainha da Noite: a vilã da história, que busca vingança contra o pai de sua filha. Soprano
2. Pamina: a mocinha, filha da rainha, levada ao palácio de seu pai para fugir da influência nociva de sua mãe. Soprano Lírico
3. Tamino: o herói, que apaixona-se pela filha da rainha e propõe inicialmente salvá-la do rapto de seu pai. Tenor
4. Sarastro: o pai de Pamina, lorde místico, que durante toda a obra representa a experiência e a segurança dos ensinamentos maçônicos. Baixo

Por: Pedro Paz Lima Neto